segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Aparelho De Contenção Ortodôntica: Qual é o melhor protocolo?



A pergunta que não quer calar: Qual melhor protocolo de contenção ortodôntica, visto que existem tantos aparelhos de contenção e recomendações?


Para tanto, vou recorrer novamente as revisões sistemáticas para conseguir a melhor evidência científica à respeito deste assunto tão controverso. No texto passado também procurei a melhor evidência sobre os aparelhos autoligados no post "Aparelhos Autoligados versus aparelhos convencionais".

Existem os mais diversos estudos comparando os vários protocolos de contenção ortodôntica e seu diferentes aparelhos de contenção, mas a conclusão da revisão sistemática é sempre simples e pragmática, por isso gosto tanto deste tipo de estudo:
Não há na atualidade evidências suficientes para fundamentar a prática clínica da contenção ortodôntica.
Estudos sugerem que uso da placa de Hawley, por período integral, é mais eficiente do que somente o uso noturno quando acompanhado por um período de três meses após o término do tratamento ortodôntico e que a contenção ortodôntica com placa de Hawley mostrou ser mais efetiva do que as placa estética de acetato.

Por isso, você que está lendo este texto e assiste à palestras e congressos sobre ortodontia, deve desconfiar de tratamentos e protocolos definitivos no que diz respeito à contenção ortodôntica. Isto simplesmente não existe. São necessários mais estudos a respeito deste assunto. Taí um bom tema para sua monografia! ;)

Você quer aprender um protocolo eficaz para contenção ortodôntica? Então, participe do grupo de estudos para especialistas em ortodontia que ocorre a cada dois meses na Ortopress! São dezoito anos de Ortodontia e muita experiência para passar para você!

Fonte:

  • Littlewood SJ, Millett DT, Doubleday B, Bearn DR, Worthington HV. Retention procedures for stabilising tooth position after treatment with orthodontic braces. Cochrane Database Syst Rev. 2006 Jan 25
  • Littlewood SJ, Millett DT, Doubleday B, Bearn DR, Worthington HV. Orthodontic retention: a systematic review. J Orthod. 2006 Sep;33(3):205-12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário