quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Mordida Profunda: Qual é o Melhor Tratamento?

mordida profunda

Qual é o melhor tratamento para mordida profunda? Estas correções são estáveis?
A mordida profunda anterior (ou sobremordida) é definida como um aumento da sobreposição vertical entre os incisivos superiores e inferiores.

Um grande estudo transversal nos Estados Unidos, informou que 15% a 20% da população tinha sobremordida ≥ 5 milímetros, dependendo da faixa etária de interesse.Este é mais um assunto na Ortodontia que causa um certo incômodo nos profissionais da Ortodontia da atualidade. Já falamos em outros posts sobre ortodontia Baseada em Evidências no século XXI, estabilidade da expansão rápida da maxila, tratamentos ortodôntico de pacientes com problemas periodontais e outros assuntos ainda controversos. A sobremordida severa pode estar associada a invasão dos tecidos palatinos, resultando em danos ao periodonto na superfície lingual dos incisivos superiores.

Vamos as dúvidas:

1- Quais são os tratamentos para a sobremordida?

Diversos são os métodos para resolver a mordida profunda, que vão desde os aparelhos removíveis, passando pelos aparelhos fixos que podem ou não serem associadas à cirurgia ortognática.

2- Qual é o mais eficiente?

Embora todos estes tratamentos tenham mostrado sua eficácia, não está claro qual é o mais eficiente. Além disso, não está claro se fatores pré tratamento, extrações de pré-molares, diferentes métodos de contenção estão relacionados com a estabilidade à longo prazo no tratamento da mordida profunda.

3- E a estabilidade à longo prazo dos tratamento de sobremordida? 

A estabilidade à longo prazo parece estar ligada à severidade pré-tratamento, isto é, quanto maior a sobremordida no início do tratamento, maiores as chances de recidiva à longo prazo. Um estudo apontou piora da sobremordida em adultos, porém o números de pacientes por grupo era pequeno (apenas 14). Outros três trabalhos mostraram que à longo prazo a sobremordida chega à diminuir, principalmente em indivíduos dólicofaciais. 

4- Extrações dentárias aprofundam a mordida?

Entre os ortodontistas, é opinião unânime de que a mecânica de fechamento de espaços, tende a aprofundar a mordida, tornando mais difícil a correção e manutenção adequada em pacientes com este problema. Nenhum dos estudos contra indica a extração de dentes mesmo com mordida profunda e mostraram-se estáveis no pós tratamento.
5- E tratamentos de Classe II 2 divisão?

Pacientes Classe II 2 divisão são frequentemente associados com uma mordida profunda severa no pré-tratamento, portanto muitos fatores de recidiva podem estar  associadas com este tipo de paciente incluindo, extrações, mudança nas angulações dos incisivos, técnicas de nivelamento e conformidade com a contenção. Um estudo demonstrou que a recidiva pode estar relacionada a uma correção incompleta ou a recidiva na dimensão antero-posterior, representando uma oportunidade para a irrupção dos incisivos superiores.

6- E os arcos segmentados são melhores dos que os contínuos?

Existe um debate considerável sobre a vantagem doa arcos seccionados versus contínuos para correção de sobremordida. Quem á a favor do arcos segmentados afirma que o arco contínuo aumenta o ângulo do plano mandibular, que estará propenso à recidiva da mordida profunda. Quem é à favor do arco contínuo afirma que a curva Spee reversa, com o arco seccionado intrui e proclina os incisivos resultando em recidiva. Dois estudos comparando as duas técnicas, demonstraram que não existem diferenças entre as duas técnicas nem na amplitude da correção nem na estabilidade. Concluíram também que em ambos existe a intrusão e vestibularização dos incisivos.

7- E a contenção pós tratamento?

Estudos demonstraram que a estabilidade a longo prazo revelaram que existe uma maior recidiva nos aparelhos removíveis (2,8 anos de acompanhamento) em relação à contenção fixa. Quando acompanhados por um período maior (até 9 anos) esta diferença entre os dois não foi notada.

8- Qual é a importância para o paciente?

Dificilmente o paciente vai ao consultório com a finalidade de tratar ou retratar a mordida profunda. Na verdade eles perguntam quais serão as consequências do tratamento ou não tratamento do problema. E as consequências do não tratamento em uma mordida profunda leve a moderada são mínimas. No entanto, uma mordida profunda severa com impacto nos tecidos palatinos, existe o potencial trauma e danos nos tecidos do palato. Berg et al observou que 20% de pacientes, seguidos por 57 anos com mordida profunda, apresentaram algum grau de lesão no palato. 

9- Quer aprender uma técnica de intrusão de dentes?
Veja o vídeo com técnica de intrusão dos dentes com o arco de intrusão de Burstone com a professora Louise Reis e aproveite e assine o nosso canal de vídeo para receber mais vídeos sobre técnicas ortodônticas.
10- Quer aprender mais sobre tratamentos de sobremordida?
Inscreva-se em nossos grupos de estudo para especialistas ou em nossa especialização! Ligue para o (35) 3422-9247

Fonte:
  • Huang GJ, Bates SB, Ehlert AA, Whiting DP, Chen SS, Bollen AM. Stability of deep-bite correction: A systematic review. J World Fed Orthod. 2012 Sep 1;1(3):e89-e86.  

7 comentários:

  1. Eu sofro deste problema mas os meus dentes(molares superiores) não encaixam no molares inferiores e normal neste tipo de problema?

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Você deve marcar uma consulta com um ortodontista para que realize exames clínicos e complementares a fim de defirnir corretamente seu problema. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu uso aparelho fixo e vou arrancar dois dentes de cima pois tenho sobremordida. Depois vou usar o elástico. Será que isso vai fazer meu lábio superior ficar menor? Ele já é menor que o inferior. Isso muda a boca?
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  4. os meus dentes são pequenos isso irá prejudicar após colocar o aparelho?
    Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De maneira nenhuma. O tratamento ortodôntico pode ser realizado do mesmo modo. Abraço

      Excluir
  5. Não havia nenhum problema estético ou muscular em si nos meus dentes, inclusive eram bem bonitos, porém uma dentista me falou sobre eu ter mordida profunda. Então eu fui e coloquei aparelho. Porém como meus dentes já eram bonitos e minha mordida profunda era considerada leve, o esforço que eu estou fazendo com o aparelho parece não valer tanto a pena. Caso eu queira tirar ele (tenho 1 semana de tratamento) irá prejudicar em algo?

    ResponderExcluir
  6. Olá. Tenho 14 anos e tenho uma dúvida.Fui à um mês no dentista, para enfim, saber como estava meus dentes, se tinha algum problema.. E então o dentista disse que eu tinha mordida profunda, (devido por ter bruxismo) porém como era considerada leve, não tinha nenhum problema estético ou com dores/incomodações em relação à isso, pois inclusive meus dentes eram bem bonitos. Porém decidi colocar aparelho, porque botei na minha cabeça que precisava. Quando eu coloquei me arrependi demais. Sei que é questão de tempo para se acostumar, mas tenho que deixar de comer muitas coisas, ás vezes deixar de praticar algumas atividades, está machucando, não estou satisfeita com o estético.. Ou seja, acredito que todo o esforço que estou fazendo não vale tanto a pena, pois como o próprio dentista disse, meus dentes eram bonitos, não havia nenhum dente torto. Só que o dentista não comunicou quanto tempo irei ficar com o aparelho, então caso tiver que ficar muito tempo, eu vou tirar. No entanto estou com uma duvida, de se o que aconteceria caso eu tirasse agora (1 semana de tratamento)? Se eu for tirar é melhor agora ou depois? Obrigada!

    ResponderExcluir